Home
- Óleo essencial - Um toque ativo (Deise Fonseca) PDF Imprimir E-mail
Escrito por Toque Ativo - Administrador   
Qua, 11 de Novembro de 2009 06:56

ÓLEO ESSENCIAL - UM TOQUE ATIVO.
A NATUREZA A SERVIÇO DO SEU BEM ESTAR.

Na busca da sobrevivência, as plantas criam suas próprias defesas para suportar as intempéries, como mudança do tempo, insetos e pragas. Dessas defesas originam-se os óleos essenciais. Percebemos que as mesmas propriedades que ajudam as plantas a sobreviver podem ser úteis ao nosso organismo. Assim surgiu a utilização dos óleos essenciais.

O óleo essencial da planta pode ser encontrado na forma de pequenas gotas entre as células vegetais, agindo como hormônios, reguladores e catalisadores.

Existem vários processos de extração dos óleos essenciais, os mais conhecidos são a destilação e a prensagem.

Podemos citar como exemplo a utilização dos galhos e folhas do cipreste para a extração do óleo essencial através da destilação. O óleo do cipreste é composto por vários elementos químicos sendo um deles o toratol, elemento de potente ação antibacteriana e com propriedades antioxidantes. O toratol é ativo no tratamento da acne, na eliminação de bactérias causadoras da cárie e é um dos raros fitoquímicos ativos contra Staphylococcus aureus, um dos principais causadores de infecções hospitalares. Possui também valor como ingrediente ativo em formulação de cosméticos. Não causa irritação e alergia na pele humana e é de fácil penetração pelas membranas celulares. Apresenta grande potencial antifúngico (micoses) e é anti-inflamatório. Pesquisas feitas pelo Laboratório de Biologia Molecular do Instituto Nacional de Cancerologia no México revelaram que o componente toratol é inibidor do desenvolvimento de células cancerosas.
Diante das riquezas que os óleos essenciais proporcionam, se desenvolve cada vez mais os estudos e cursos para os interessados em se aprofundar neste conhecimento.

Por: Deise Fonseca

LOCAL DE VENDA

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS ARTIGOS


Última atualização em Ter, 01 de Setembro de 2015 13:38
 
Ágape Sistemas© 1999-2009. Soluções em Internet e Software Livre.