Home Óleos essenciais Óleo essencial de junípero

 

Histórico:

O junípero, também conhecido pelo nome de zimbro, é uma árvore perene que pode ser encontrada por todo hemisfério norte.
Seus frutos são utilizados para fazer a bebida chamada "genebra", ou abreviadamente "gin", e também o Steinhaeger.
Os britânicos diziam que uma infusão de junípero era capaz de restaurar a juventude perdida; mas o papel mais importante do junípero era o de proteção. Era uma planta tradicionalmente cultivada na entrada de uma casa para protegê-la contra o mal e contra fantasmas.

Queimar ramos de junípero era considerado uma forma de evitar doenças contagiosas, e os médicos medievais mascavam seus frutos quando trabalhavam e queimavam ramos nos hospitais. Na Segunda Guerra Mundial, a França voltou a queimar junipero em hospitais como anti-séptico, quando o suprimento de medicamentos do país se reduziu.

Valor Terapêutico

Aparelho Respiratório:
Inalado com vapor, seu óleo essencial alivia a congestão pulmonar, infecções e espamos bronquiais.

Sistema Nervoso:

Na parte emocional, o óleo essencial possui uma característica fria e introspectiva, ajudando a melhorar a concentração, a meditação e o foco interior. Desta forma ajuda também as pessoas a desconsiderarem coisas relevantes.Trabalha o desapego.

Potencial Energético:
É utilizado como um óleo purificador e de limpeza de miasmas e energias negativas,algo que era feito na Europa e no Tibet.

Aparelho Digestivo:
Também é indicado em desordens digestivas, como flatulência e digestão lenta.

Área Imunológica:
O óleo de junípero apresenta grande potencial antimicrobial. Eficiente contra fungos (micoses, candidíase) e bactérias patogênicas. É antioxidante também.

Aparelho Circulatório:
Muito conhecido na Europa para tratamento de edemas, inchaços,varises e má circulação.
Há possibilidade do seu uso em massagens (drenagem linfática) ou banhos para isso.

Área Urológica:
Estudos com óleo essencial dos frutos confirmou seu potencial diurético. É famoso o emprego das suas bagas no tratamento de infecções renais e de bexiga (nefrites e cistites) e cálculos.

Pele, Unha, Cabelo, Ossos:
O óleo de junipero encontra potencial de uso em cosméticos como agente anti-envelhecimento no combate a ruga e estria da pele. Também pode ser eficiente no tratamento da acne, e em shampoos no combate a caspa e seborréia, Além disso é eficiente em furúnculos e abcessos.
Há potencial do uso deste óleo essencial como coadjuvante do tratamento da osteoporose, por uma ação de inibição da perda óssea.

LOCAL DE VENDA

 
Ágape Sistemas© 1999-2009. Soluções em Internet e Software Livre.