Home Óleos essenciais Óleo Essencial de Lavanda

Óleo Essencial de Lavanda 
Usado na insônia, estresse, tensão e dores localizadas.
Protege o pulmão de fumantes contra os danos da fumaça do cigarro


Planta nativa da região mediterrânea. A principal produção de óleo essencial de lavanda fica na região de Provance, na França, mas também produzida na Espanha e Bulgária. Seu nome deriva do latim "lavare" que significa "lavar". É considerado o óleo mais útil e versátil da aromaterapia.


Indicações:

Terapêutica: abscessos, dores musculares, reumatismo, queimaduras e ferimentos, dor de cabeça e enxaqueca.

Emocional: animador, reconfortante, alivia o estresse, a ansiedade, a depressão e a insônia.

Estética: acne, dermatites, eczemas, pediculose (doença parasitária causada por piolhos), picada de insetos, psoríase, regenerativo em todos os tipos de pele.

 

Estudo recentemente (set/2015) feito na China, demonstrou que o linalol, principal componente do óleo essencial de lavanda (35-45%) teve um efeito protetor nos pulmões contra a inflamação induzida pela fumaça do cigarro.

Vários estudo já demonstraram que o linalol possui potencial antiinflamatório, mas nenhum até então havia avaliado o efeito que esta molécula poderia ter na prevenção de danos ocasionados pelo ato de fumar.

O estudo foi realizado em camundongos, que receberam diariamente linalol 2 horas antes de inalar a fumaça de cigarro e durante 5 dias consecutivos. O linalol foi capaz de inibir a inflamação pulmonar induzida pela fumaça de cigarro, através da inibição da infiltração de células inflamatórias (macrófagos e neutrófilos) dentro do pulmão e da produção de citocinas pró-inflamatórias (TNF-?, IL-6, IL-1?, IL-8 e MCP-1).

Este estudo mostra que óleos essenciais ricos em linalol, se utilizados com frequência em difusores residenciais (6-12 gotas de óleo essencial), possuem potencial latente em prevenir danos ocasionados pela fumaça de cigarros tanto em fumantes diretos quanto em passivos (extendendo esta observação a crianças e animais que ficam dentro do mesmo recinto de fumantes).

Fabian Laszlo
Cientista aromatólogo

Referência:
Ma J, et al. Linalool inhibits cigarette smoke-induced lung inflammation by inhibiting NF-?B activation. Int Immunopharmacol. 2015 Sep 29.

 

R$59,00 + frete  - 10ml
WhatsApp: 21 991646030 - Deise Fonseca


 

 
Ágape Sistemas© 1999-2009. Soluções em Internet e Software Livre.