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Leia Ingredientes nos Rótulos
Não coma Gordura Hidrogenada

 

 

Desconfie dos alimentos sequinhos, aqueles que são fritos, mas não ficam oleosos. A receita desse "milagre" chama-se gordura hidrogenada e, ao contrário do que  pensa a maioria, faz muito mal à saúde.

Esse tipo de gordura é pior que a saturada de origem animal - do ponto de vista cardiovascular.


A gordura hidrogenada, também chamada de gordura "trans", gruda na parede dos vasos sanguíneos fechando a passagem do sangue levando a infartos e derrames.

Os alimentos hidrogenados não se resumem só naqueles que são frituras. Biscoitos, sorvetes, chocolate, macarrão de preparo rápido, chips e temperos prontos,fazem parte da grande lista de alimentos.

A gordura hidrogenada é uma gordura vegetal que foi criada pela indústria para ser uma alternativa à gordura saturada, a do bacon, da linguiça, da picanha etc. Como não existe gordura no mundo vegetal - somente óleos - foi criado, então, um processo de transformação desses óleos vegetais em gordura sólida. Aí começa o problema.

Os óleos são colocados em uma câmara com gás hidrogênio - daí, o nome hidrogenada - com alta pressão e alta temperatura, e o resultado não seria bem visto - e muito menos comido- por ninguém. Os óleos se transformam em uma pasta preta, com mau cheiro, que precisa ser alvejada para ficar sem cor e desodorizada para ficar sem cheiro.

Ela deixa tudo crocante porque solidifica nos alimentos após a fritura, formando uma casquinha. Isso acontece também nos vasos sanguíneos que ficam impedidos de dilatar.

Alguns alimentos que contêm gordura hidrogenada:

* Biscoitos: praticamente todos, principalmente os recheados e os wafer; Chips;
* Batata-frita: tanto as de pacote quanto as de fast-food;
* Tortas e bolos prontos e semi-prontos (ficam bem fofos);
* Pães, principalmente os de massa doce;
* Pães de forma, a maioria.
* Sorvete: a maioria, até mesmo os chamados light. O sorvete hidrogenado é mais espumoso;
* Chocolate: cuidado com os diet, pois são os piores;
* Leite: os achocolatados prontos;
* Margarina: quanto mais dura, pior;
* Fast-food: usam essa gordura para todas as frituras porque ficam crocantes;
* Requeijão: os que são muito cremosos;
* Pipoca de microondas;
* Temperos prontos em tabletes ou em pó.

As conseqüências do consumo desenfreado de gordura hidrogenada são pouco divulgadas no Brasil. O mesmo, porém, não tem ocorrido nos países desenvolvidos. Em 1994, epidemiologistas da Universidade de Harvard atribuíram ao consumo da gordura hidrogenada até 100 mil mortes prematuras por ano nos Estados Unidos.

Cientistas relacionaram o consumo dessa gordura vegetal a doenças metabólicas, ou à chamada Síndrome Metabólica - aumento da cintura abdominal, diabetes tipo 2, alterações dos lipídeos sangüíneos, hipertensão arterial e esteatose hepática (fígado gorduroso).

Em 2001, foi divulgado um estudo -feito em 84 mil enfermeiras, durante 14 anos- no qual ficou confirmado que a principal gordura relacionada ao diabetes e ao aumento do colesterol e triglicerídios era a hidrogenada.

No ano seguinte, cientistas americanos pediram um novo estudo. Queriam que ficasse claro o quanto de gordura hidrogenada uma pessoa poderia consumir por dia, sem prejudicar sua saúde. O resultado foi surpreendente: zero.

Há relatos também da associação de hidrogenados com vários tipos de câncer.

A Equipe da LM diets , pesquisou em um grande supermercado a veracidade sobre gordura hidrogenada nos alimentos. Realmente, a maioria dos alimentos citados contém a tal da 'trans".

Fogem à regra alguns chocolates que utilizam manteiga, assim como alguns os pães de forma como da marca "Boa Saúde", que utilizam óleo de girassol, óleo de palma na composição da massa.

Leia os ingredientes nos rótulos, e quando este conter na sua composição: gordura vegetal hidrogenada, fique atento, é melhor prevenir do que remediar.

Deise Fonseca
Aromaterapeuta/ Profª do Instituto Brasileiro de Aromatologia

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